O que levar para o Jalapão?

Fervedouro Bela Vista
Fervedouro Bela Vista

 

 
 
 
Dez em cada dez turistas com viagem marcada ao Jalapão (TO) fazem essa pergunta. Então, se você está lendo esse texto, já agendou ou está prestes a agendar a sua ida. Está ansioso em conhecer o fervedouro, andar pelas dunas e mergulhar nas lindas cachoeiras que só esse cenário paradisíaco oferece.
Então, se a passagem está marcada, ou quase, vamos em frente! Se não comprou ainda, liga para a Agência Deserto do Jalapão e agende logo.  
 
Primeira coisa: economize na mala! No Jalapão, a prioridade é o contato com a natureza, as experiências, as fotos. Deixe em casa as roupas formais, o computador, sapatos sociais, enfim, tudo o que normalmente se usa no dia a dia. Leve apenas medicamentos de uso pessoal (no Jalapão não tem uma farmácia em cada esquina como nas cidades), um kit de primeiros socorros (caso dê tranquilidade a você) e itens básicos de higiene como sabonete, shampoo, creme (meninas, nada de make completa, vai derreter!).
 
Priorize as roupas leves –de preferência com tecidos que não amassem, que possam ser lavados com facilidade e de secagem rápida. Leve bermudas, shorts, camisetas (com manga e regatas) e roupa de banho: apenas de duas a três opções, já que seca muito rápido. 
 
No Jalapão chega a fazer 18 graus à noite, em algumas épocas do ano. Então, aos mais sensíveis ao frio, é importante levar um agasalho de moletom leve, para se prevenir.
 
No pé, chinelo, papete (para a canoagem no Rio Novo) e tênis (para a trilha da Serra do Espírito Santo). 
 
Recado importante, nada de mala de rodinhas e duras. Opte por aqueles tipo sacolões ou mochilões, e leve uma mochila de mão (pequena), com os seguintes itens: 
 
Protetor Solar
Repelente contra insetos
Câmera fotográfica 
Lanterna
Toalha (de secagem rápida)
Boné, chapéu e óculos de sol
Squeeze (garrafinha de água)
Dinheiro (para comprar artesanato feito com Capim Dourado)
 
Se for fazer canoagem não esqueça do saco estanque para guardar pertences em segurança. 
 
A Deserto do Jalapão oferece aos seus turistas máscaras de mergulho (mais espaço disponível na mala). Os guias tem Go-Pro e paciência de sobra para fotografar quantas vezes forem necessárias, afinal, fotos? Queremos! 
 
Agora é hora de preparar a bagagem e aproveitar o que de melhor o Jalapão pode oferecer!