Qual a melhor época para ir ao Jalapão?

 

 

Vamos lá! O jalapão é um destino para o ano inteiro, temos duas estações bem definidas, com chuvas e sem chuvas. Para definir a que melhor se adapta para você precisamos analisar as características de cada uma.

No período das chuvas (novembro a abril) temos dias parcialmente nublados e claro chuvas, mas aqui no Norte praticamente não temos dias inteiros fechados e as chuvas, de forma alguma, significam frio. Tocantins a terra onde existe um sol para cada um, sempre quente. As estradas ficam mais macias e menos cansativas, claro que existe uma aventura, pois os carros trafegam na lama, então deslizam e podem chegar a atolar, o mais indicado é não dirigir na hora da chuva, esperar passar e seguir viagem. A temperatura mais amena, em torno de 35° fazem com que a viagem seja mais agradável. Agora o que mais importa, os atrativos, as cachoeiras ficam com mais água e a temperatura da água fica bem agradável em torno de 28°, os fervedouros não ficam turvos, continuam cristalinos, mas em dias que a chuva for mais forte podem ficar mais amarelados com aparência de chá. Mas a diversão continua garantida!

 

No período da seca (maio a outubro) temos dias ensolarados, praticamente nenhuma chance de chuva, ou seja, dias bem secos e muito calor em torno dos 40°. As estradas ficam bem difíceis com muitas “costelas” dando a impressão que tudo demora mais e mais cansativo, mas toda vez que chegamos em um atrativo tudo vale a pena. Com as estradas secas existem mais chances de ter problemas com os veículos pois ocorre um desgaste visível, mas com as empresas corretas tudo se resolve. As águas ficam mais frias, o que é uma boa já que está muito quente do lado de fora. Nesta época o pôr do sol faz sucesso! As fotos ficam maravilhosas.

 

Agora que já tem uma ideia das diferenças, escolha a que melhor se encaixa para você e venha se aventurar em uma expedição off-road ao Paraíso. A Deserto do Jalapão tem a equipe mais estruturada e experiente para te guiar, estamos te aguardando!