O capim dourado do Jalapão é a marca da região! Quem viaja para lá se encanta com os lindos artesanatos feitos dessa matéria-prima e é até difícil escolher um objeto para levar dentre os tantos disponíveis.
O capim dourado é tradicional em todo o Tocantins, dando até nome ao shopping center mais famoso de Palmas. Diante de tanta tradição, trouxemos 4 curiosidades sobre essa planta para você conhecer e se divertir.
1.A colheita acontece apenas uma vez por ano
Quem vê capim dourado por tudo que é canto do Jalapão, até pensa que a colheita é fácil e farta. Mas a verdade é que ela acontece apenas uma vez por ano, porque a quantidade de capim dourado é bem limitada.
Dessa forma, os artesãos têm apenas 2 meses para colher toda a matéria-prima necessária, entre 20 de setembro e 30 de novembro.
Quem foge dessas datas age de forma ilegal. É bem frequente a prisão de certas pessoas pelo uso ilegal do capim dourado na região do Jalapão.
Mas pode ter a certeza de que a nossa empresa só leva você aos locais permitidos, ok? Amamos a nossa região e lutamos sempre pela sua preservação.
2.Festa da Colheita
Essa é uma curiosidade bem interessante, muitos de vocês nunca ouviram falar sobre a Festa da Colheita.
Como essa planta garante o sustento de muitas pessoas do Jalapão, ela é considerada sagrada diante do seu sucesso com tantos turistas e até com a comunidade local.
Por isso, antes de começar a colheita, existe um evento aberto ao público, que ocorre anualmente e costuma durar 3 dias. Quem participa desse evento ainda consegue entender melhor como funciona a produção artesanal e é uma ótima oportunidade de conhecer bem a cultura local.
Ele é realizado pela Associação dos Artesãos do Povoado Mumbuca e a festa de celebração é garantida.
3.Somente 400 artesãos são autorizados de fazer a colheita no Jalapão
Mais uma curiosidade que pode impressionar: apenas cerca de 400 artesãos têm autorização para realizar a colheita.
Por toda a fama do capim dourado do Jalapão, você pode imaginar que muitas pessoas se interessam por essa plantação. E, diante desse cenário, preservar os recursos locais é fundamental.
Por isso, apenas um pequeno grupo pode colher as hastes na região para usufruir de seus benefícios. E essas pessoas têm instrução para fazer essa colheita da maneira certa e ambientalmente responsável.
4.O melhor capim dourado é o do Jalapão
Embora menos famoso em outras regiões, existe capim dourado em diversos locais de Cerrado, como Mato Grosso, Goiás e até outras regiões do Tocantins.
Porém, apesar disso, o de melhor qualidade fica no Jalapão devido às características da região, em que existe uma grande quantidade de veredas.
E o capim dourado já é extraído há mais de 100 anos no Jalapão, com aquela cor ouro que impressiona. Ou seja, você até pode encontrá-lo em outros lugares e adquirir artesanato feito a partir dele. Mas, mesmo assim, não será igual ao do Jalapão.
Consigo encontrar artesanato de capim dourado nos passeios?
Não tenha dúvidas! O que, com certeza, você vai encontrar é artesanato de capim dourado.
De brincos, cordões, bolsas, mandalas e muito mais. A variedade de opções é bem interessante e um prato cheio para os apaixonados por esse tipo de artesanato.
Existem pequenas lojas perto dos principais atrativos. E a Deserto do Jalapão leva você para conhecer melhor o capim dourado e adquirir as peças que preferir.
Já está programando a sua viagem? Aproveite para conferir a nossa agenda e encontrar as melhores datas para você.