Os fervedouros do Jalapão são famosos no mundo inteiro. Mas você já se perguntou o que, de fato, é um fervedouro? Isso só existe no Brasil ou conseguimos encontrar outros ao redor do mundo?
Vamos explicar tudo isso agora para você! E ainda te ajudar com dicas sobre os melhores passeios para você programar a sua viagem. Então acompanhe este artigo e, qualquer dúvida, é só chamar a Deserto do Jalapão que ajudamos você!
O que são os fervedouros do Jalapão?
Um fervedouro é como uma piscina natural cercada por árvores, principalmente buritis. A característica dele que mais chama a atenção é que você não consegue afundar, independente da altura.
Ou seja, você pode estar em um fervedouro com 50 metros de profundidade que não vai afundar. Isso é incrível né?
Tecnicamente os fervedouros são formados a partir de potentes nascentes de rios subterrâneos que brotam na areia e formam lindas piscinas naturais, em fenômeno classificado como ressurgência. Esse fenômeno ocorre por causa da pressão exercida pela água que fica no lençol freático embaixo do terreno. E esse também é o motivo do nome fervedouro, pois parece mesmo que a água está fervendo, já que você vê o lugar borbulhando com água jorrando para cima.
Existem fervedouros fora do Brasil?
Essa é uma pergunta que muita gente faz e poucas pessoas ousam responder! A melhor tradução para fervedouros, em inglês, é “hot springs”. Quando você pesquisa sobre isso, encontra muitos locais ao redor do mundo com água térmica, ou piscinas naturais que chegam a ferver de fato com temperaturas que ultrapassam os 100 graus Celsius.
Mas fervedouros como os nossos, de água fria, em que a pessoa não consegue afundar, nós nunca encontramos. Essa particularidade do Brasil torna o Jalapão ainda mais especial porque você pode admirar esse fenômeno único!
Quais são os melhores fervedouros do Jalapão?
Quem pensa que os fervedouros são todos iguais está muito enganado. Cada um tem a sua particularidade e características próprias. Mas claro que temos os nossos queridinhos!
O fervedouro Bela Vista é um dos mais conhecidos porque lá foi gravada parte da novela O Outro Lado do Paraíso, que divulgou bastante o Jalapão.
Esse fervedouro é um dos maiores da região e ele ainda oferece um deck para você observar a paisagem de cima. É muito bonito e com certeza vale a pena conhecer.
Já o fervedouro Rio Sono é bem pequeno, mas extremamente aconchegante. Lá a pressão da água é um pouco mais forte do que em outros fervedouros, sendo bastante interessante de perceber esse fenômeno.
O fervedouro do Alecrim é outro bastante amplo em que você pode curtir as calmas águas.
E ainda recomendamos o fervedouro Ceiça Bananeiras, bastante antíguo e tradicional no Jalapão.
Nós temos mais de 10 opções para você explorar bastante a região e escolher qual gosta mais. Mas o Jalapão é muito mais do que isso! Aqui temos cachoeiras, lagoas, cânions, mirantes.
Para os mais aventureiros, você pode fazer rafting, trekking, tirolesa, rapel. Ou seja, tem opções para todos!
Como encontrar o melhor roteiro para o Jalapão?
O melhor roteiro depende da sua disponibilidade. Nós temos opções de 4, 5 ou 6 dias. E eles têm saídas fixas todas as semanas. Assim, você pode programar a sua viagem tendo a certeza de que terá passeio na data em que escolher.
Confira a nossa agenda para encontrar a melhor época para a sua viagem. Aproveita e já segue a gente lá no insta porque compartilhamos todos os dias as nossas aventuras pelo Tocantins. Esperamos você!